Você sabe o que é jurimetria? Sua aplicação no direito está revolucionando o mundo jurídico. Saiba mais sobre a jurimetria na advocacia no texto de hoje.
O que é jurimetria?
Jurimetria é a aplicação da estatística no Direito, que visa prever as possibilidades de resultado. Utilizada juntamente a softwares jurídicos, ela busca entender, analisar e até mesmo prever o comportamento e as tendências das ações jurídicas.
Através da jurimetria são aplicados modelos estatísticos e de probabilidades aos acontecimentos jurídicos, visando uma antecipação de cenários reais e buscando resultados possíveis para as situações apresentadas.
A aplicação dos modelos estatísticos baseia-se na compreensão dos processos e fatos jurídicos. Utilizada juntamente aos softwares jurídicos, a jurimetria pode ser uma importante aliada na análise de situações, previsão de resultados e planejamento de estratégias.
Como funciona
Primeiramente é necessário alimentar os dados, assim como acontece em qualquer software jurídico. Ao serem lançados dados de juízes, comarcas, pedidos e decisões desses juízes, é possível iniciar uma análise dos possíveis resultados do pedido.
Isso porque o sistema cruzará os dados, analisando o perfil dos magistrados em relação a determinados temas. Assim, será possível observar a posição deles em vários assuntos, de acordo com a pesquisa realizada.
Dessa forma os advogados poderão prever a possibilidade de vitória e traçar metas mais específicas de acordo com o perfil de cada juiz. Assim será viabilizada uma antecipação das chances de êxito para os clientes, e até mesmo dos valores aproximados a serem recebidos, com base nas decisões anteriores do juiz, em casos similares.
Pilares da jurimetria
– Elaboração legislativa: através da jurimetria é possível analisar informações presentes sobre o funcionamento da sociedade em relação à situação econômica, política e organizacional de um determinado local. Assim, ela dá embasamento à criação de leis que refletirão melhor a situação atual da sociedade, possibilitando a solução de problemas e estabelecendo melhorias.
– Decisão Judicial: permite que o juiz analise e compreenda melhor possíveis consequências de sua decisão em um determinado assunto. Ao observar as possibilidades, ele poderá tomar a decisão mais adequada.
– Instrução probatória: a jurimetria estima com maior precisão a probabilidade de ganho da causa e até do valor a ser recebido. Assim, advogado e cliente poderão ter mais segurança sobre o prosseguimento do processo.
Benefícios da aplicação
A jurimetria é uma importante ferramenta para os escritórios de advocacia hoje. Através da análise das estatísticas e possibilidades, eles podem informar ao cliente sobre uma possível vitória em uma ação, além de possibilitar que os advogados se antecipem e se preparem melhor para o processo.
Além disso, a jurimetria permite que o advogado trace um planejamento estratégico de acordo com decisões tomadas anteriormente em processos semelhantes, fazendo com que esteja mais seguro e preparado.
Precisando de aconselhamento jurídico? Entre em contato conosco!