Florianópolis
Balneário Camboriú

Entenda o que é ato ordinatório

Existe um ato processual no qual não há carga decisória de mérito, mas que serve para regularizar a tramitação de processos e para impulsionar o processo. Entenda o que é ato ordinatório no texto de hoje.

O que é ato ordinatório?

O ato ordinatório é um ato processual delegado aos auxiliares da justiça. Como não há carga decisória de mérito, mas apenas regularização do trâmite processual e o impulsionamento do processo, ele não causa prejuízo às partes.

Mas o que são atos processuais?

Para entender os atos ordinatórios, precisamos conhecer alguns conceitos básicos do direito. Vamos falar primeiro de processo e procedimento.

O processo é o instrumento utilizado para aplicar o direito material ao caso prático. Ele é constituído por atos específicos a serem praticados pelas partes do processo. Já o procedimento é o modo pelo qual os atos processuais devem ser realizados.

Os atos processuais são interdependentes e se dividem em:

– Atos do juiz: geralmente apresentam conteúdo decisório – atos decisórios interlocutórios e finais, atos introdutórios, atos de documentação e atos de impulso.

– Atos das partes: apresentam conteúdo petitório ou argumentativo – atos postulatórios, atos instrutórios, atos reais.

– Atos dos auxiliares da justiça: praticados pelos escrivães, peritos, oficiais de justiça, dentre outros, esses atos visam o bom funcionamento do Poder Judiciário – atos de impulso, atos de documentação, atos de execução e atos de comunicação.

Tipos de ato ordinatório

Agora que já sabemos tudo sobre atos processuais e já entendemos o que é o ato ordinatório, vamos conhecer os três tipos de ato ordinatório:

– Ato ordinatório praticado: indica apenas a prática de um ato de impulsionamento ou regularização do trâmite processual. É quando um servidor realiza um ato que já teve suas características esclarecidas.

– Ato ordinatório publicável: são aqueles atos que podem despertar o desejo de manifestação das partes, ou que exija uma conduta. Os atos ordinatórios publicáveis são objetos de intimação eletrônica ou constarão no Diário Oficial.

– Ato ordinatório não publicável: são aqueles que não serão publicados no Diário Oficial, apesar de constarem na movimentação processual.

Ainda ficou com dúvida? Acompanhe nossas redes sociais, estamos sempre trazendo notícias e novidades sobre Direito.

Compartilhar:

Deixe um comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja outras notícias:

A regulamentação da Inteligência Artificial (IA) e das Big Techs é um campo emergente e ...

Lei de Liberdade Econômica (Lei nº 13.874/2019). Sancionada em 20 de setembro de 2019, essa ...