Você sabia que existe uma área do direito especializada em solucionar questões relativas à indústria da moda? Saiba mais sobre fashion law no texto de hoje!
O que é fashion law
Como falamos anteriormente, o fashion law é uma área do direito focada nas questões relativas à indústria da moda, mas não é um ramo autônomo do direito, já que não possui legislações próprias. O fashion law se baseia em outras áreas, como o Direito Tributário, Trabalhista, Ambiental, Penal e na regulamentação da propriedade intelectual.
A área vem ganhando cada vez mais espaço no mercado graças aos inúmeros casos que chegam aos tribunais envolvendo a indústria da moda e tem se mostrado uma ótima opção de atuação para advogados.
O fashion law surgiu nos Estados Unidos há mais de 15 anos. O termo foi utilizado pela primeira vez pela advogada americana Suzan Scafidi. Fundadora do “The Fashion Law Institute“, uma associação sem fins lucrativos que visa a interação do Direito com a indústria da moda, Suzan criou também o primeiro curso de fashion law reconhecido internacionalmente.
Fashion law no Brasil
O fashion law chegou ao Brasil no início dessa década e começou a ganhar destaque graças à cadeia têxtil nacional, e também ao crescimento de setores como joalherias e calçados. Cópias de peças, trabalho escravo contemporâneo, apropriação cultural são alguns dos temas mais abordados hoje no mercado nacional.
Apesar de ser uma área relativamente nova no Brasil, o setor está crescendo muito e criando oportunidades para os advogados. O profissional que desejar se especializar deve conhecer muito bem o seu potencial cliente e sua área de atuação. Não adianta ter só o conhecimento da legislação é preciso entender também sobre as necessidades do mundo da moda.