Benchmarking significa ponto ou marca de referência. Na advocacia, a ideia é fazer uma comparação do seu escritório com os concorrentes e analisar quais são as estratégias adotadas por cada um. É uma avaliação comparativa das melhores práticas do mercado. Entenda o benchmarking na advocacia e conheça suas vantagens no texto de hoje!
Vantagens do benchmarking na advocacia
A adoção do benchmarking na advocacia auxilia na obtenção de ideias para melhorias na gestão e na execução de estratégias, além de aumento no desempenho.
Além disso, a prática melhora a relação e a experiência com o cliente, e ainda possibilita a identificação de oportunidades e tendências no mercado.
Outras vantagens ao se adotar o benchmarking são o aumento no desempenho, na rentabilidade, na lucratividade e na produtividade.
O benchmarking também proporciona o aprimoramento na qualidade dos serviços jurídicos prestados. Dessa forma, o escritório se destaca dos demais com o seu diferencial.
Com o benchmarking o autoconhecimento dos objetivos e melhorias também é explorado, bem como a redução da curva de aprendizagem. Além disso, ao inovar é possível observar os resultados atingidos e, a partir daí, adotar novas estratégias. Ou seja, aquele trabalho de começar tudo do zero desaparece.
Como fazer um benchmarking na advocacia
Se você tem um escritório de advocacia e deseja realizar um benchmarking, precisa primeiramente fazer a análise interna do seu próprio negócio, olhando para os seus processos. É necessário ainda definir quais são seus objetivos ao realizar os procedimentos e qual é a meta que você deseja alcançar com o seu escritório.
Depois, faça uma planilha com métricas, comparando as horas trabalhadas, a satisfação do cliente, o cumprimento de prazos, custos fixos, dentre outros fatores.
É importante ter um olhar além da advocacia, ou seja, explorar e analisar como empresas de outras áreas se comportam no mercado e quais as estratégias adotadas.
Também é importante fazer um planejamento. Para isso, analise o que se deve melhorar e defina os pontos que serão modificados.
Realizar pesquisas em sites, artigos, entrevistas, palestras e em outros meios é algo imprescindível para que seja feita a comparação.
Feito tudo isso, é a hora de comparar as informações e identificar as falhas da sua empresa, as causas e o que deve ser melhorado.
É importante que seja feita uma análise minuciosa e que seja criado um plano de ação com base no que foi coletado e concluído.
E como tudo vive em transformação, é essencial que o processo seja repetido de tempos em tempos.