Marketing jurídico nada mais é do que estratégias de marketing para escritórios de advocacia e para advogados. Saiba mais sobre marketing jurídico no texto de hoje.
O que é marketing jurídico
Como dissemos anteriormente, marketing jurídico é o marketing para escritórios de advocacia e advogados.
O marketing jurídico é a chave para o sucesso e também para conquistar clientes e resultados na atração. Além disso, é através dele que você atinge um maior número de pessoas que está mais propício a fechar negócio.
As vantagens de investir no marketing jurídico
Investir no marketing jurídico contribui para atrair clientes e assim se destacar no mercado da advocacia, que é tão competitivo. Além disso, o investimento faz com que se crie uma boa reputação no mercado.
O marketing jurídico também é uma forma para os profissionais focarem mais na profissão e se preocuparem menos com o número de clientes que está entrando pela porta.
Notoriedade, fortalecimento de credibilidade e autoridade no meio jurídico também são outras vantagens quando se investe no marketing. Por isso, é muito importante criar networking, fazer publicações especializadas e relevantes, além de ter uma forte presença nos eventos da área.
Além de todos esses benefícios, o marketing jurídico ainda melhora o relacionamento com o cliente, conquistando e fidelizando ainda mais pessoas, além de aproximar a marca com o público. Dessa forma, além de clientes, você conquista admiradores do seu trabalho.
E ainda, é muito mais fácil que o escritório bata as metas que tanto almeja, ou seja, conquiste bons resultados, ao realizar um planejamento estratégico com o marketing jurídico.
Como investir no marketing jurídico
Contar com a ajuda de profissionais competentes da área do marketing e investir nas melhores práticas vão fazer com que o seu escritório consiga resultados expressivos e se destaque no mercado.
Mas, para isso, é necessário um bom planejamento estratégico, além de conteúdo relevante e uma identidade visual bem elaborada, ou seja, um visual impecável no site, blog, redes sociais, logotipo, cartão de visitas, papéis timbrado e visual do escritório.
Também é preciso fixar as metas e colocá-las no papel, pensando sempre em quais serão os objetivos financeiros, do crescimento do escritório, quais resultados se quer atingir, dentre outras metas.
É importante ainda definir qual é o seu público-alvo, qual é o estado civil deles, a faixa etária, o comportamento, dentre outros quesitos. Analise o seu público e quais canais eles mais utilizam, para assim atraí-los.
Bons relacionamentos também são indispensáveis para o negócio. Neste caso, é imprescindível que o profissional se mostre acessível e preocupado com o cliente.
Uma última dica para investir no marketing jurídico é mapear as ações, destacar as atividades e as responsabilidades, além de fixar prazos para a execução das tarefas.
No marketing jurídico você pode optar pelo caminho do digital, que é importante para engajar o público. Por isso, é essencial que a aparência do conteúdo seja impecável, além da produção de materiais específicos para cada rede social.
Também, é importante aplicar as técnicas de SEO nos textos de blog e ter uma linguagem clara, além de um conteúdo rico, isso vai te ajudar a ranquear melhor nos sites de busca.
Cuidado com as limitações legais do marketing jurídico
Antes de investir no marketing jurídico, fique atento com a regularização da OAB, que protege e limita a divulgação de alguns serviços legalmente. O marketing jurídico é sim uma ótima alternativa para a advocacia, desde que se observe os limites éticos da profissão.