Florianópolis
Balneário Camboriú

Conheça as vantagens de contar com uma assessoria jurídica

Fazer a gestão de uma empresa não é uma tarefa fácil, ainda mais em um mundo cada vez mais burocrático. A simples falta de conhecimento de leis e processos pode acarretar problemas sérios para a empresa. Por isso é tão importante contar com uma assessoria jurídica. Conheça as vantagens no texto de hoje!

O que é assessoria jurídica?

A assessoria jurídica é um serviço prestado por advogados ou escritório de advocacia, que visa auxiliar os gestores de forma preventiva, oferecendo segurança jurídica ao negócio.

Ao contratar esse serviço para sua empresa, o empreendedor evita possíveis erros relacionados à legislação vigente, cometidos, na maioria das vezes, por falta de conhecimento; encontra formas administrativas de resolver conflitos; previne gastos e danos com processos; tem mais segurança para as ações da empresa; além de poder usufruir de benefícios legais.

Qual a diferença entre assessoria jurídica e consultoria jurídica?

Apesar de muitas pessoas não fazerem distinção entre os termos, assessoria jurídica e consultoria jurídica são serviços distintos e não devem ser confundidos.

A assessoria jurídica é uma atividade preventiva, que visa diminuir danos judiciais e, para isso, auxilia diferentes setores da empresa para que organizem suas atividades de acordo com a lei vigente.

Esse serviço tem caráter mais duradouro. O assessor atua de forma estratégica com o objetivo de diminuir gastos contenciosos, criar e monitorar a legalidade dos contratos e ter conhecimentos específicos na área de atuação da empresa para que o negócio encontre formas menos onerosas e mais eficientes de resolver conflitos.

Já a consultoria jurídica é uma atividade reativa. O consultor analisa os problemas apresentados e aponta possíveis soluções para os conflitos.

Esse serviço tem como objetivo fornecer informações e diretrizes para que sejam identificados e/ou resolvidos problemas de ordem jurídica da empresa, além de apontar mudanças para melhorar seu desempenho.

Principais vantagens de contratar uma assessoria jurídica

Como vimos anteriormente, contratar uma assessoria jurídica ajuda a prevenir diversos problemas relacionados ao jurídico e legislativo, como os de caráter tributário ou trabalhistas, por exemplo.

Confira algumas das vantagens de contar com esse serviço:

– Garante economia e prevenção;

– Oferece qualidade e gestão da advocacia contenciosa;

– Garante gestão inteligente;

– Realiza acompanhamento negocial e de contratos;

– Protege o patrimônio da empresa;

– Oferece atendimento personalizado;

– Evita deixar de pagar impostos e taxas por falta de conhecimento;

– Proporciona segurança jurídica ao negócio;

– Evita disputas judiciais;

– Evita problemas de ordem tributária ou trabalhista.

Dessa forma, a assessoria jurídica acaba gerando custos ao longo do tempo que podem ser investidos para o crescimento competitivo da empresa.

Quem pode oferecer assessoria jurídica?

A assessoria jurídica é regulada pela lei nº 8.906/94, que determina que as funções de assessoria e consultoria jurídica são privativas do advogado.

Ou seja, somente membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) podem legalmente prestar esse serviço.

Segundo o Estatuto da Advocacia e da OAB, o próprio advogado é responsável por erros cometidos ao prestar esse tipo de serviço a uma empresa, independentemente de ter agido com dolo ou culpa.

Para trabalhar com assessoria jurídica, o advogado precisa ter cuidado e ser muito honesto a respeito da sua especialização e capacidade de atuação na área do negócio, afinal, erros prejudicam tanto a empresa, quanto sua própria reputação.

Precisando de aconselhamento jurídico? Entre em contato conosco!

Compartilhar:

Deixe um comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja outras notícias:

O direito das famílias e o direito sucessório são áreas do direito civil que regulam ...

Os trabalhadores informais, que atuam sem registro formal em carteira, também possuem direitos garantidos pela ...