Florianópolis
Balneário Camboriú

Você sabe o que é Legal Intelligence?

Você sabia que existem ferramentas inteligentes desenvolvidas especialmente para otimizar escritórios de advocacia e departamentos jurídicos? Saiba mais sobre Legal Intelligence no texto de hoje.

O que é Legal Intelligence?

Como falamos anteriormente, existem ferramentas inteligentes que foram desenvolvidas visando a otimização dos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos.

Legal Intelligence, também chamado de “inteligência jurídica”, é a análise de dados e Inteligência Artificial aplicada ao Direito a partir dessas ferramentas.

O controle de dados do setor em tempo real possibilita a identificação de prioridades, rastreio da origem dos resultados, além de localizar falhas em tempo recorde. Por isso, a Legal Intelligence é essencial ao Direito.

A inteligência jurídica representa a inovação nos departamentos jurídicos e escritórios de advocacia, que passam a atuar de forma mais dinâmica e estratégica, o que traz inúmeros benefícios ao setor.

A partir de ferramentas de Bussiness Intelligence (BI), como softwares jurídicos, a Legal Intelligence otimiza a rotina de advogados e gestores.

Na etapa da análise de dados, essas ferramentas classificam e organizam um grande volume de dados, como documentos, decisões judiciais, legislações e informações do cliente, mercado e gerenciamento interno. Dessa forma, os profissionais desvendam padrões e tendências para que possam tomar decisões mais assertivas.

Já a automatização de tarefas a partir dessas ferramentas possibilita a otimização de tempo, facilitando a rotina dos advogados e gestores. Isso porque, as tarefas do dia a dia, repetitivas e manuais, passam a ser realizadas de forma mais rápida e segura.

A captura de publicações dos diários oficiais e de intimações dos tribunais por meio da IA é um exemplo que podemos citar. Ela auxilia na identificação dos prazos nas publicações, modelos e documentos que permitem criações automáticas, cadastramento e acompanhamento de informações processuais em poucos cliques, dentre outros.

Antes e depois

Antigamente os escritórios de advocacia realizavam auditorias e processos de Due Diligence de forma específica, não integradas completamente às operações dos escritórios, já que o serviço era feito por empresas terceirizadas.

Planilhas eram usadas no dia a dia com informações que acabavam se misturando ou até se perdendo. Além disso, os departamentos jurídicos só atuavam de forma contenciosa, voltada para o gerenciamento de processos judiciais que foram ajuizados, sem a busca para entender o que desencadeou os processos, como poderiam ser evitados, etc.

Além dos altos custos, os processos de trabalho eram desgastantes e desestimulantes, e não contavam com ações efetivas que impedissem que os mesmos ou até novos problemas surgissem. Ou seja, a rotina dos advogados e gestores era mais burocrática e menos estratégica e lucrativa.

Como vimos, atualmente, a partir das ferramentas de inteligência jurídica, as análises gerenciais são realizadas de forma interna e contínua e, cada vez menos processos manuais são executados pelos advogados.

Ao adotar softwares jurídicos especializados para coleta e análise de dados, além da automatização de tarefas, as empresas conseguem agregar valor ao trabalho e, dessa forma, garantem agilidade nos processos, menos sobrecarga e precisão nas tomadas de decisões.

Importância da análise de dados

No meio jurídico, a análise de dados é fundamental para entender as necessidades dos clientes e para identificar possíveis falhas e oportunidades.

Essa análise transforma números e porcentagens em informações e estas, em conhecimento. Dessa forma é possível uma tomada de decisão mais assertiva. Com a ajuda do softwares jurídicos, a chance de converter os dados em insights e diagnósticos para desenvolver um negócio de grande porte é bem maior.

As ferramentas de Legal Intelligence otimizam aspectos administrativos, financeiros e processuais da empresa. Confira alguns dos benefícios:

– Captação e organização de dados;

– Gerenciamento de documentos e prazos processuais;

– Geração de peças jurídicas;

– Acompanhamento online dos processos;

– Workflow de processos para administração simultânea de diferentes demandas;

– Geração de relatórios e gráficos dinâmicos e gerenciais para tomadas de decisões;

– Recuperação de publicações nos Diários de Justiça e Diários Oficiais em todo o Brasil.

Precisando de aconselhamento jurídico? Entre em contato conosco!

Compartilhar:

Deixe um comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja outras notícias:

A regulamentação da Inteligência Artificial (IA) e das Big Techs é um campo emergente e ...

Lei de Liberdade Econômica (Lei nº 13.874/2019). Sancionada em 20 de setembro de 2019, essa ...