Florianópolis
Balneário Camboriú
LUCRO REAL

Lucro real

O lucro real é um dos regimes tributários utilizados no Brasil para apuração do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Diferentemente do lucro presumido e do Simples Nacional, o lucro real baseia-se no resultado contábil da empresa, ajustado conforme determinações legais, para calcular a base de cálculo dos impostos devidos.

Este regime é obrigatório para algumas empresas, enquanto outras têm a opção de escolher entre o lucro real e o lucro presumido. As empresas que são obrigadas a utilizar o lucro real incluem aquelas com receita bruta anual superior a determinado limite estabelecido pela legislação tributária, bem como as que exercem determinadas atividades econômicas, como as instituições financeiras e as empresas que obtêm lucros decorrentes do exterior.

O lucro real é recomendado em diversas situações, especialmente quando a empresa tem despesas elevadas que reduzem consideravelmente o lucro contábil, como amortização, depreciação, juros e prejuízos fiscais anteriores a compensar. Além disso, empresas que operam com margens de lucro mais estreitas podem se beneficiar do lucro real, já que o regime permite uma maior precisão na apuração dos impostos devidos, evitando o pagamento de tributos sobre uma margem presumida.

Outro fator a considerar é a possibilidade de compensar prejuízos fiscais de anos anteriores, o que é permitido apenas no lucro real. Isso significa que empresas que tiveram prejuízos em exercícios anteriores podem utilizá-los para abater o imposto devido em anos futuros.

Em suma, o lucro real é um regime tributário que oferece maior precisão na apuração dos impostos devidos e pode ser vantajoso para empresas com despesas elevadas, margens de lucro estreitas e prejuízos fiscais anteriores a compensar. No entanto, é importante analisar a situação específica de cada empresa e considerar os diferentes aspectos tributários antes de optar pelo lucro real.

Compartilhar:

Deixe um comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja outras notícias:

O direito das famílias e o direito sucessório são áreas do direito civil que regulam ...

Os trabalhadores informais, que atuam sem registro formal em carteira, também possuem direitos garantidos pela ...